O que fazer quando o filho está doente e eu preciso trabalhar?
Administrar trabalho e filhos é um desafio na vida dos pais, principalmente daqueles que dependem de si mesmos na maioria das vezes para lidar com tudo.
Quando o filho adoece então, coisa que qualquer criança está sujeita, parece que tudo fica ainda mais difícil, pois isso afeta diretamente o foco e a concentração no trabalho
Por isso, neste artigo, trazemos algumas dicas básicas para que você saiba o que fazer nessa situação.
Boa leitura!
Esteja sempre alerta
Nunca é demais manter uma lista atualizada, incluindo a rotina diária do seu filho, principalmente em relação aos medicamentos, portanto faça uma lista com os medicamentos prescritos pelo pediatra, bem como seu histórico de saúde e todos os telefones do médico.
Trabalha em casa? Crie um ambiente acolhedor para o seu filho!
Mas se você trabalha por conta própria e conduz os negócios seja dentro da sua casa ou em outro local onde você não tenha um chefe, tente uma solução criativa: coloque um colchonete perto da sua estação de trabalho e se for o caso ofereça materiais para que seu filho possa fazer atividades junto com você e dessa forma de sinta acolhido.
Isso permitirá que você trabalhe com mais tranquilidade enquanto a criança se distrai, além de você poder ter a vantagem de aferir pessoalmente a temperatura, administrar a medicação e ligar para o médico se notar que ele piorou.
Trabalha fora? Converse com seu patrão!
Se o que você faz no trabalho for possível fazer remotamente converse com o seu chefe e negocie que você trabalhe de casa no período em que seu filho(a) estiver doente e precisando de seus cuidados.
Ou tente pelo menos revezar alguns dias na semana, dessa forma você consegue dividir os cuidados com o seu filho com alguém de sua confiança.
Se seu patrão não concordar, em último caso, sugira que o dia seja descontado do salário, afinal, a saúde do seu filho é prioridade.
E não se esqueça de apresentar o atestado médico toda vez que se ausentar para acompanhar seu filho ao médico.
Peça ajuda a parentes ou amigos próximos
Você tem pessoas próximas disponíveis para ajudar, converse com elas sobre a possibilidade de contar com a ajuda delas neste momento.
E por se tratar de um situação em que seu filho estiver enfermo, não deixe de tomar as medidas que puder em casa para ajudar a prevenir a propagação da doença: tenha sempre álcool em gel para desinfetar as mãos e objetos e oriente seu filho (se ele já tiver idade para entender) a colocar a mão ou um lenço na frente do rosto quando for espirrar e tossir – o lencinho é sempre a melhor opção.
Deixe junto, para quem for cuidar, os remédios e as receitas e o número do seu celular. Se o quadro piorar, você vem correndo, goste seu chefe ou não.
Pai e mãe devem revezar igualmente
Caso você more com seu marido ou esposa, dividir as tarefas da casa e dos filhos vai além do ato de ajudar, deve ser uma obrigação para ambas as partes e dividida de forma justa.
Uma maneira de evitar uma discussão é vocês estarem atentos aos sinais de que seu filho possa ficar doente e já conversarem sobre a divisão das tarefas neste momento.
Por exemplo, os pais podem dividir o dia com a mudança de horário de trabalho caso trabalhem fora, ou se forem autônomos, enquanto um resolve as questões do trabalho o outro cuida do filho. Enfim, analise todas as alternativas.
Gostou desse artigo? Comente e indique para alguém!
Para mais dicas sobre trabalho e família, continue acompanhando o nosso blog, diariamente trazemos diversos artigos sobre este e outros temas que irão facilitar o seu dia a dia.
Você também pode indicar este artigo para aquele amigo ou familiar que precisa conciliar trabalho e filhos. Ah, e não esqueça de deixar um comentário, sua opinião é muito importante para nós.
Artigos relacionados
Sigam nossas redes sociais Facebook e Instagram.
Até a próxima!