Empréstimo consignado para negativado: Posso fazer?
Quem já ficou negativado sabe que essa é uma situação nada favorável. Ter dívidas gera ansiedade, frustração, além de prejudicar seu acesso ao crédito.
Com o famoso “nome sujo na praça”, pode ser muito complicado fazer compras a prazo, solicitar um financiamento, abrir conta em um banco… E até o limite do seu cartão pode ser crédito cortado!
Mas com tantos obstáculos financeiros, como conseguir o dinheiro que você precisa para regularizar sua situação?
Felizmente, existem algumas soluções para sair desse entrave.
Uma das mais conhecidas é o empréstimo consignado, mas será que todo mundo pode solicitá-lo? E essa é realmente a melhor linha de crédito para a sua situação? Há outras alternativas mais vantajosas no mercado?
Responderemos essas e outras perguntas a seguir!
Empréstimo consignado para negativado: o que você precisa saber
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito no qual o banco ou instituição financeira desconta as parcelas do empréstimo automaticamente do salário ou benefício do INSS do tomador.
As principais vantagens desse tipo de empréstimo são:
- As taxas de juros podem ser mais baixas do que outras modalidades;
- Os prazos de pagamentos podem chegar a 96 meses, dependendo do perfil;
- Dispensa necessidade de fiador ou avalista;
- O valor é liberado de acordo com o recebimento do consumidor, o que reduz as chances de inadimplência;
- Pode ser solicitado por negativados.
Então, quem está negativado pode fazer empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma das poucas linhas de crédito disponíveis mesmo para quem se encontra com restrições junto aos órgãos de proteção de crédito. Porém, isso não quer dizer que ele seja uma solução garantida em todos os casos.
Cada instituição bancária faz sua própria análise de crédito para liberar o empréstimo e pode recusar a sua solicitação, estando você negativado ou não.
Além disso, somente alguns perfis de público podem solicitar o empréstimo consignado para negativado. Veremos quais são eles na sequência.
Para quais públicos o empréstimo consignado se destina?
Atualmente, o empréstimo consignado para negativados pode ser solicitado por:
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Funcionários públicos;
- Alguns trabalhadores da iniciativa privada cujos empregadores tenham convênios com bancos que oferecem o empréstimo consignado.
Além de fazer parte de um desses grupos, é necessário que você tenha margem consignável, um valor que corresponde a 35% do seu salário.
Cada vez que você faz um empréstimo consignado, sua margem é reduzida e volta a ser liberada conforme os pagamentos são feitos.
Pensando nisso, se você já fez outro empréstimo consignado, terá que verificar se ainda tem margem disponível para uma nova operação.
Como trabalhadores da iniciativa privada podem fazer empréstimo consignado?
Se você não é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS pode ser mais complicado e trabalhoso conseguir um empréstimo consignado para negativado.
Para começar, será necessário solicitar que o departamento de RH de sua empresa forneça uma lista de bancos conveniados com a instituição. Em seguida, você deve verificar se algum deles oferece crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada, como você.
Em caso positivo, ainda será preciso enviar sua documentação e passar pelo processo de análise de crédito.
Por não haver tanta estabilidade como nos casos de profissionais que ocupam cargos públicos ou que são beneficiários do INSS, existem chances do seu pedido de empréstimo ser negado ou de você pagar taxas mais caras.
Empregados domésticos podem solicitar empréstimo consignado se estiverem negativados?
Todas essas dificuldades fazem com que o empréstimo consignado para negativado não seja uma opção tão interessante para algumas categorias de trabalhadores.
No caso dos empregados domésticos, por exemplo, mesmo tendo carteira assinada, essa possibilidade não existe.
Felizmente, existe uma opção especial para esses profissionais que é uma ótima alternativa para o empréstimo consignado para negativados
A Simplypag disponibiliza uma modalidade de empréstimo ideal para os empregados domésticos registrados com taxas vantajosas e parcelas que cabem no bolso! E o melhor: você pode recorrer a esse crédito mesmo se estiver negativado!
A seguir, vamos entender melhor como ter acesso ao empréstimo da Simplypag.
Empréstimo para funcionários domésticos negativados: passo a passo
O primeiro passo para solicitar um empréstimo para empregado doméstico é fazer um cadastro e apresentar a Simplypag para seu patrão.
O principal objetivo da Simplypag é garantir uma relação transparente, justa e simples para empregador e funcionário doméstico.
Ah, e se tiver dificuldades para apresentar essa ideia para seu empregador, não tem problema. Nós conversamos com o seu patrão e te avisaremos quando tudo estiver resolvido!
Depois de levantar seus dados, nossa equipe fará uma rápida análise de crédito. Se aprovado, seu empréstimo será liberado em poucos dias e você poderá utilizá-lo para regularizar seu nome.
Como usar o empréstimo consignado para limpar meu nome?
Se você chegou até aqui porque está negativado e decidiu que quer se livrar das dívidas de uma vez por todas, o empréstimo consignado pode te ajudar!
Por ter taxas mais baixas do que os juros de outros produtos financeiros – como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, por exemplo –, fazer um empréstimo para limpar seu nome pode ser uma ideia eficiente para acabar com os juros abusivos e economizar.
Mas, para isso, recomendamos que siga algumas dicas:
- Levante todas as suas dívidas, incluindo o valor original, taxa de juros aplicada e preço atualizado.
- Não veja seus credores como inimigos, mas como empresas que querem resolver a situação tanto quanto você. Como você vai pagar a dívida de uma vez só, converse com eles e negocie descontos e condições de pagamentos vantajosas para você.
- Faça um planejamento financeiro para garantir que as parcelas do empréstimo não vão pesar no seu bolso. A ideia do crédito é ajudá-lo a colocar as contas em dia, e não criar novas dívidas.
- Se for necessário, estude reduzir algumas despesas para ter uma folga maior no seu orçamento.
- Uma vez que não estiver mais negativado, evite fazer novas dívidas. Antes de gastar, avalie se a compra realmente é importante e não vai prejudicar o seu planejamento financeiro.
Gostou das nossas dicas? Viu como, mesmo com o “nome sujo” ainda existe opções de crédito para você!Se for um empregado doméstico e estiver precisando de crédito, não se esqueça que a Simplypag tem condições especiais para seu empréstimo, mesmo para negativados! Faça seu cadastro e saiba mais!