Como escolher a melhor creche para o seu filho?
Muitos pais não podem abdicar de suas responsabilidades para se dedicar 100% aos cuidados com seus filhos, muitos também não podem arcar com os custos de manter uma babá quase que diariamente.
A solução então é procurar uma creche para deixar a criança, mas essa não pode ser uma escolha feita de qualquer jeito, afinal, é lá que seu filho irá passar a maior parte do tempo, sob os cuidados de uma outra pessoa.
Os pais devem visitar várias creches e se informarem sobre o funcionamento e a organização de cada uma delas. Para isso, é necessário ter um pouco de tempo.
Se você está com dúvida sobre como achar a creche ideal para o seu filho, leia este artigo que preparamos com os principais pontos que você deve se atentar durante suas pesquisas.
Qual idade é a mais indicada para matricular?
De acordo com a Lei 12.796/13, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a matrícula de crianças a partir de 4 anos é obrigatória na educação infantil.
Mas, antes disso, é possível colocar os filhos em creches e berçários. Os berçários, por exemplo, costumam receber crianças a partir dos três meses, porém, o mais indicado é aguardar ao menos até os seis meses de idade.
A partir dessa idade o bebê possui um pouco mais de autonomia, principalmente em relação à alimentação já pode incluir outros alimentos além do leite materno.
Ao escolher uma creche para o seu filho, observe os seguintes pontos:
Antes de decidir em qual creche matricular o seu filho, faça algumas visitas ao local, dessa forma você poderá ver de perto se o lugar tem as qualidades que você julga importantes para a segurança de desenvolvimento do seu filho.
1. Localização
Antes de falarmos mais detalhadamente sobre o que deve ser observados em uma creche, é preciso que ela esteja dentro da sua rota diária, pois por mais maravilhosa que ela seja, se for trabalhoso ir e voltar não vai compensar.
Dê preferência sempre para uma creche que fique próxima à sua casa, trabalho ou pelo menos no meio do caminho entre ambos, dessa forma levar e buscar não irá atrapalhar seus horários, além disso, se numa emergência precisar ir até a creche, pode se deslocar rapidamente.
Os amiguinhos que seu filho fizer na creche, serão amigos da vizinhança.
2. Ambiente
O ambiente de uma creche deve ser limpo, amplo, ventilado, aconchegante, estimulante, mas sobretudo seguro paras as crianças.
Observe a segurança de janelas, escadas e demais móveis e objetos que possam representar algum risco de acidente. Outro ponto diz respeito à restrição da entrada de pessoas estranhas na instituição, mesmo que estas sejam parentes das crianças.
3. Higiene
Priorize conhecer a cozinha do local e veja como os alimentos são higienizados e preparados, observe se os cozinheiros estão com as vestimentas adequadas, como: touca nos cabelos, luvas, aventais e máscaras.
Visite também outros ambientes da creche como banheiros, salas de atividades e descanso onde as crianças passam a maior parte do tempo, sempre com olhos atentos para a limpeza do local.
4. Qualidade dos profissionais
De forma respeitosa, não há mal algum em perguntar para os funcionários sobre suas qualificações profissionais, seja sobre cursos ou sobre experiências anteriores com crianças, afinal, é importante conhecer aquele que será o responsável por cuidar do seu filho na sua ausência.
Aproveite e pergunte tudo sobre como é a dinâmica dos cuidados: quantos(as) cuidadores(as) são designados(as) para olhar cada bebê, como é feito o revezamento, como lidam quando a criança não quer comer ou dormir e etc.
Essa é a melhor forma de se sentir seguro sobre sua decisão!
5. Liberdade para visitação
Outro ponto importante é a liberdade de visitação dos pais na hora que desejarem, sem necessidade de agendamento prévio. Assim, você ficará mais seguro quanto à sua escolha.
6. Nutrição
Toda creche deve ter o acompanhamento de um nutricionista e além das orientações deste profissional, você deve informar aos cuidadores se seu filho possui alguma intolerância alimentar, se existe algo que ele não gosta de comer ou se tem algum alimento que você não quer que ele coma.
7. Preço
Se você pode e prefere pagar, não ache que a creche mais cara é a melhor, existem instituições que cobram mensalidades mais caras que muitas faculdades e a qualidade do serviço que prestam não é boa.
Tenha em mente o valor que você pode pagar e pesquise bastante, converse com outros pais, procure avaliações, reportagens e outras informações sobre as creches que você tem visitado.
E lembre-se, existem creches municipais que têm qualidade superior a das pagas. Não tenha preconceito, visite estes locais pra conhecer também.
8. Cuidados de Enfermagem e Primeiros Socorros
Por último, mas não menos importante, procure saber sobre treinamento em primeiros socorros e se existe algum profissional da área de saúde que possa atender imediatamente seu filho na creche.
Apesar de não existir uma lei específica que obrigue a presença de profissionais de enfermagem ou socorristas de plantão dentro de creches e escolas, esse é um diferencial importantíssimo.
então, não deixe de pensar nisso e colocar na sua lista de perguntas quando estiver em visitação. A segurança do seu filho deve vir em primeiro lugar!
Artigos relacionados
- 7 Dicas de como conciliar trabalho e filhos
- Preciso levar meu filho(a) no trabalho. E agora?
- Como cuidar do bebê e ainda trabalhar?
- O que fazer quando o filho está doente e eu preciso trabalhar?
Gostou desse artigo? Comente e indique para alguém!
Agora queremos saber de você: você está buscando por uma creche ou já passou por essa fase? Conte para gente nos comentários como foi ou está sendo essa experiência, quem sabe assim você ajuda outros pais e mães que estão na mesma situação, não é mesmo?
E para mais dicas sobre filhos e família, continue acompanhando o nosso blog, diariamente trazemos diversos artigos sobre este e outros temas que irão facilitar o seu dia a dia.
Ah…sigam também nossas redes sociais Facebook e Instagram.
Até a próxima!