Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Guardar dinheiro quando se ganha pouco pode parecer difícil, e na maioria das vezes é, mas sim, é possível!

Para isso, é importante entender o que você faz com o seu dinheiro além de pagar contas e criar uma rota para seguir baseada nos valores do seu orçamento pessoal.

Aqui vão algumas dicas simples, porém importantes, que vão te ajudar começar economizar mesmo ganhando pouco, afinal, nunca é tarde para se tornar responsável com a forma como você gasta dinheiro.

Boa leitura!

Registre e conheça os seus gastos

Quer economizar? O primeiro passo é saber exatamente o quanto entra e o quanto sai do seu bolso, para isso, você precisa registrar os seus ganhos e os seus gastos mês a mês, pois para controlar o dinheiro é preciso organização e disciplina.

Você pode fazer essas anotações da maneira que achar mais fácil: planilhas de computador (para quem não tem experiência com planilhas, existem vários tutoriais na internet de como fazer uma), aplicativo de finanças pessoais no celular, agendas e até guardar as notinhas de cartão.

O importante é que fique fácil enxergar o que você está fazendo com o seu dinheiro, ou seja, aonde você está gastando mais, se são gastos realmente necessários, quais deles você pode cortar ou substituir e assim por diante, conforme vamos falar a seguir.

Enxugue seus gastos e reveja seus hábitos

Registro de gastos feito, é hora de definir onde é necessário (e possível) fazer cortes de despesas, se fizer isso com atenção vai perceber que sempre vai ter um ou outro gasto supérfluo.

Com o que você gasta mais? Será que é com lazer? alimentação? transporte? roupas?

O segredo é reeducar seus hábitos de consumo, incluindo até mesmo gastos com consumo básico, como água e energia elétrica, por exemplo.

Reserve um valor todo mês

Logo que receber o pagamento, seja você assalariado ou profissional autônomo, reserve um valor para guardar todo mês.

O ideal é poupar entre 10 e 15% da sua renda líquida (renda com descontos) mas se não for possível, você pode começar com menos que isso e ir aumentando à medida que sua situação financeira for melhorando.

Mesmo que seu dinheiro acabe no final do mês, não caia na tentação de usar a quantia reservada para cobrir outros gastos, a não ser, claro, que seja uma situação de emergência, como problemas de saúde.

Pague suas contas no mesmo dia

Depois de reservar determinada quantia, outra importante prioridade que você deve dar ao seu dinheiro assim que ele entra é pagar suas contas em dias.

Para facilitar, você pode mudar a data de vencimento de todas as suas contas para o mesmo dia, dessa forma, logo que receber seu pagamento, você liquida suas despesas e pode ficar mais tranquilo no restante do mês.

“Esqueça” o cartão de crédito em casa

Pode acreditar, esquecer o cartão de crédito na gaveta é uma ótima tática para não se deixar levar pelas compras por impulso, afinal, o cartão de crédito é, na verdade, é uma espécie de empréstimo, não uma renda extra como muitos pensam.

Ou seja, a ilusão de que você está comprando algo do seu desejo é 0momentânea, lá na frente a fatura vai pesar no bolso.

Lembra quando falamos sobre uma reeducação nos hábitos de consumo? Pois bem, pagar à vista suas compras é um desses hábitos, assim você deixa de acumular faturas altas no final do mês e se torna mais consciente do seu gasto do ato da compra.

Faça listas de compras

Por falar em compras, antes de ir ao supermercado, anote tudo que está faltando em casa e siga apenas essa lista para não acabar desviando o foco e colocando produtos desnecessários no carrinho.

E não se esqueça de pesquisar os preços, se puder vá em dois ou mais supermercados de sua região e compare, você pode fazer isso também pela internet, existem sites para pesquisa de preços.

Já ouviu falar da regra dos 10 segundos?

Comprar por impulso, atire a primeira pedra quem nunca fez isso pelo menos uma vez na vida!

Como todo hábito, economizar é uma mudança que acontece de dentro para fora de nós, antes de tudo, é nossa cabeça que precisa ser trabalhada nesse processo.

Por isso, exercite a regra dos 10 segundo sempre que você pegar um item e pensar em comprá-lo: se pergunte por que você está comprando e se você realmente precisa disso.

Se você não consegue encontrar uma boa resposta, deixe o item onde ele estava e saia dali, isso vai te impedir de fazer compras por impulso e pode se tornar um hábito regular.

Quando puder, compre usado

De roupas, passando por celulares, até carros, você pode economizar muito dinheiro e encontrar exatamente o que procura por um ótimo preço, basta não ter preguiça de procurar.

Existem sites que permitem a venda de produtos de segunda mão, além de grupos de Facebook da sua localidade.

Artigos relacionados

Como é para você guardar dinheiro? Fácil? Difícil? Conta pra gente nos comentários sua experiência, assim, você incentiva mais pessoas a fazerem o mesmo, que tal?

E dica boa merece ser compartilhada, então, mande esse artigo para os seus amigos e familiares!

Continue acompanhado o nosso blog e nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Diz aí, o que mais você gostaria de ler aqui no blog?

Até a próxima!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.