Bloqueio/Desbloqueio do empréstimo consignado do INSS
Aposentados e pensionistas do INSS são um dos públicos que têm acesso ao empréstimo consignado, uma das modalidades de crédito mais buscadas pelos brasileiros por conta de seus juros reduzidos e prazos longos.
Mas o que muita gente não sabe é que é possível bloquear o empréstimo consignado do INSS, ou desbloquear o recurso quando o segurado desejar.
Essa prática, apesar de não tão conhecida, é um direito de todo aposentado ou pensionista, e pode ser um mecanismo importante para evitar fraudes.
A seguir, vamos entender como se dá o bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado do INSS.
Como funciona o empréstimo consignado do INSS
Antes de falar sobre o bloqueio ou desbloqueio de crédito, precisamos entender como funciona o empréstimo consignado do INSS.
Diferente de outras modalidades de crédito, as parcelas de um empréstimo consignado são descontadas diretamente do salário ou benefício do tomador.
Isso significa que quando o aposentado ou pensionista recebe a sua remuneração, o valor da prestação já foi debitado automaticamente pelo órgão pagador.
Por conta dessa dinâmica, o empréstimo consignado para INSS é visto como uma operação de crédito com poucos riscos de inadimplência, o que estimula as instituições financeiras a oferecem vantagens como:
- Juros menores do que outras modalidades (atualmente, limitada a 1,80%);
- Prazos de até 84 meses (7 anos) para pagar;
Disponibilização sem consulta ao SPC e ao Serasa, o que torna o consignado uma boa opção para quem está negativado.
Empréstimo consignado e a margem consignável
Outro ponto que precisamos citar para entender o funcionamento do empréstimo consignado é a margem consignável.
A margem consignável para empréstimo corresponde a 30% do salário ou benefício do INSS do consumidor e é utilizada para calcular quanto de sua remuneração mensal pode ser utilizada com as parcelas, sem comprometer a sua saúde financeira.
Há ainda mais 5% de margem direcionada para a adesão de um cartão de crédito consignado.
Conforme o aposentado ou pensionista contrata empréstimos consignados sua margem diminui justamente para impedi-lo de tomar mais dinheiro emprestado do que ele pode pagar.
Sabendo disso, se você pediu um empréstimo consignado e ele foi negado, é importante verificar se isso aconteceu porque seu benefício está bloqueado, se não há margem disponível ou por outros critérios da análise financeira.
Por que um consumidor faz o bloqueio do empréstimo consignado do INSS?
Já sabemos que o empréstimo consignado pode ser bem vantajoso e que existe até um limite que ele pode comprometer no pagamento do crédito para não se endividar.
Nesse caso, por que alguém faria o bloqueio do empréstimo consignado do INSS? Bem, existem várias respostas para essa pergunta.
Quando o próprio aposentado solicita o bloqueio do empréstimo consignado, geralmente, o objetivo é evitar que haja algum tipo de fraude e seu salário seja comprometido, ou que ele caia na tentação de aceitar uma proposta de empréstimo sem realmente precisar.
É importante dizer que o bloqueio vale apenas para novos contratos. Ou seja, se o aposentado já possui outros empréstimos e fizer o bloqueio, ele não poderá solicitar mais dinheiro emprestado através do consignado, mas as parcelas dos contratos anteriores continuarão a ser cobradas.
O processo de bloqueio pode ser feito pela internet, é bastante simples e o segurado pode solicitar o desbloqueio quando desejar.
Passo a passo para bloquear/desbloquear o empréstimo consignado do INSS
Se você é aposentado ou pensionista e deseja bloquear ou desbloquear o empréstimo consignado do INSS, deve:
- Acessar o portal Meu INSS, ou fazer o download do aplicativo Meu INSS (disponível para IOS e Android);
- Clicar em “entrar” e fazer login no sistema informando seu CPF e senha. Se esse for seu primeiro acesso, escolha a opção “cadastrar senha” e siga as orientações da plataforma;
- Dentro do sistema, acesse o menu “agendamentos/requerimentos” e escolha “novo requerimento”;
- Uma tela de busca será carregada. No campo de pesquisa, digite “bloquear” ou “desbloquear”. A opção “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado” será exibida. Clique em “avançar”;
- As próximas telas vão pedir algumas informações do titular. Preencha com atenção;
- No fim do requerimento, você poderá escolher entre as alternativas “bloqueio para empréstimo” ou “desbloqueio para empréstimo”. Para finalizar, clique em “avançar”.
Você poderá acompanhar a conclusão do seu requerimento por telefone ou e-mail, ou pelo próprio aplicativo.
Geralmente, a liberação acontece entre 7 e 15 dias a partir do pedido de desbloqueio.
O INSS também bloqueia o empréstimo consignado?
Existem alguns casos em que o próprio INSS bloqueia o empréstimo consignado do beneficiário. Isso acontece, principalmente, quando:
- O segurado informa para o INSS que houve algum tipo de desconto indevido em seus recebimentos;
- O benefício é transferido de uma agência para a outra, ou de um banco para o outro;
- A aposentadoria ou pensão foi concedida a partir de março de 2019. Nesses casos, a conta é bloqueada automaticamente.
Dependendo da situação, os prazos de desbloqueio podem variar.
Se houver suspeita de fraude, a averiguação pode demorar até 60 dias e, durante esse prazo, o consumidor fica impedido de contratar novos empréstimos.
Para benefícios concedidos a partir de março de 2019, o crédito consignado fica bloqueado por 180 dias, contados desde a data da concessão da aposentadoria ou pensão.
Porém, se o titular precisar de um empréstimo, pode pedir o desbloqueio com, pelo menos, 90 dias depois de receber o seu primeiro benefício.
Quer mais conteúdo sobre empréstimos?
Se você está interessado em crédito consignado, pode encontrar muito mais conteúdo sobre o assunto aqui no blog da Simplypag!
Confira outros posts:
- Empréstimo para aposentado: saiba como funciona?
- Existe idade máxima para empréstimo consignado?
- Empréstimo consignado: quitação pode ser feita antecipadamente
- Como usar o FGTS como garantia para o empréstimo consignado?
- Empréstimo consignado privado: saiba o que é e como funciona
- Aposentado por invalidez pode contratar empréstimo consignado?
- Como funciona o empréstimo consignado para funcionário público
Ah, e se você tem um empregado doméstico registrado trabalhando em sua casa, e gostaria de oferecer para ele a oportunidade de também conseguir crédito com juros reduzidos e descontos na folha de pagamento, aproveite para conhecer o plano de gestão de eSocial da Simplypag.
Além de facilitar seu dia a dia e evitar que cometa erros ao gerenciar o eSocial, você ainda ajuda seu empregado doméstico a ter acesso a uma linha de crédito exclusiva para ele! Clique aqui e veja nossos planos.