Existe empréstimo pelo WhatsApp? É seguro?

Você já ouviu falar em empréstimo pelo WhatsApp?

A internet facilita muito a nossa vida e pode tornar a contratação de serviços muito mais cômoda, rápida e segura. E o WhatsApp tem um papel importante nesse cenário.

Muitas empresas utilizam o aplicativo como canal de atendimento ao consumidor e conseguem vender produtos e serviços por meio dele. Mas será que isso vale para o mercado financeiro?  

Os bancos e financeiras utilizam essa ferramenta para fazer empréstimos? E é seguro fornecer seus dados e solicitar dinheiro por meio do aplicativo?

Vamos discutir essas questões neste artigo. Boa leitura!

É possível fazer um empréstimo pelo WhatsApp?

O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no planeta.

Por conta dessa popularidade, ele foi amplamente adotado no atendimento ao consumidor.  Existe até o WhatsApp Business, voltado para quem quer utilizar o “Zap” para vender produtos e serviços!

Alguns bancos e fintechs (empresas que trazem soluções inovadoras para o sistema financeiro) também aderiram ao WhatsApp como forma de agilizar e facilitar o atendimento aos seus clientes.

Por isso, podemos dizer que é comum que uma empresa faça contato para oferecer um empréstimo pelo WhatsApp para você e esse seja um processo totalmente seguro e correto.

Porém, também existem pessoas mal-intencionadas que usam o app para se passar pelas financeiras e aplicar golpes em consumidores desavisados.

Nos próximos tópicos, vamos te mostrar algumas formas de identificar se o contato que você recebeu pelo Whatsapp é mesmo de uma empresa confiável ou de um golpista.

Posso sofrer um golpe fazendo um empréstimo pelo WhatsApp?

Infelizmente, sim. Golpes que utilizam o WhatsApp para enganar e roubar são comuns.

Na maioria das vezes, o golpe do empréstimo acontece da seguinte forma: o consumidor recebe uma mensagem no WhatsApp informando que tem crédito pré-aprovado disponível para saque. Porém, para que tenha acesso ao dinheiro, é necessário fazer o pagamento de uma taxa.

Como as condições são atrativas a vítima acaba pagando para a liberação. E o resultado é um só: gasta seu próprio dinheiro e fica sem o empréstimo.

Como garantir que o empréstimo via WhatsApp seja seguro?

Solicitar crédito pela internet – inclusive pelo WhatsApp – pode sim ser seguro, desde que você tome alguns cuidados para se certificar de que está conversando com uma empresa séria.

Tenha controle sobre as solicitações de empréstimo que faz

Se você está precisando de dinheiro e consultando várias financeiras, anote o nome das empresas com as quais entrou em contato.

Assim, se receber uma mensagem de uma companhia, saberá se já forneceu ou não seus dados para ela. Desconfie se tiver crédito pré-aprovado junto a financeiras que você não conhece.

Cuidado com os links que você clica

Os criminosos utilizam o WhatsApp para promover vários tipos de golpes diferentes. Alguns deles conseguem roubar seus dados ou clonar seu número de telefone, o que além de gerar muita dor de cabeça, podem resultar em sérios prejuízos financeiros.

A maioria utiliza o envio de um link como “porta de entrada” para o seu celular. Uma vez que você clica em um link que parece ser inocente, pode estar abrindo espaço para um desses criminosos aplicar golpes em você e em seus contatos.

Não pague taxas para liberação de empréstimo

Bancos e financeiras sérias não costumam exigir o pagamento de taxas de conveniência para a liberação de empréstimos. Isso vale para as principais modalidades de crédito, como o pessoal e o consignado, por exemplo.

Se você está tentando fazer um empréstimo pelo WhatsApp, e a empresa está cobrando um depósito antecipado para garantir a aprovação do seu contrato, não pague!

Atenção com o posicionamento da empresa

Companhias idôneas devem ter dinâmicas de atendimento bem estruturadas e transparentes com os consumidores.

Caso perceba que as mensagens enviadas pelo WhatsApp estão cheias de erros gramaticais, o teor das conversas é muito informal e o atendimento não parecer claro e profissional, redobre a atenção. As chances de ser um golpe são altas!

Faça sua própria pesquisa

Mesmo que a proposta pareça interessante e você esteja precisando de dinheiro, não contrate nada na hora.

Tire um tempo para fazer uma boa pesquisa sobre a empresa. Alguns pontos que você pode analisar são:

  • Se a empresa tem um site profissional e ele possui um certificado de segurança (um cadeado que aparece ao lado do endereço);
  • Se o número que enviou a mensagem para você aparece entre os contatos oficiais listados no site da financeira;
  • Se existe um endereço físico e a empresa realmente está localizada lá;
  • Se há depoimentos de outras pessoas que fizeram seus empréstimos pelo WhatsApp com a mesma companhia e tiver sucesso;
  • Se, pesquisando pelo CNPJ, os dados de endereço e telefone batem com o que é informado no site. Também verifique há quanto tempo a empresa está aberta e desconfie se o CNPJ tiver sido criado recentemente;
  • Se está registrada no Banco Central ou na Central de Registros de Certificados Profissionais, é certificada no mercado de crédito e está autorizada a oferecer empréstimos;
  • Se há um ícone verde ao lado do contato que certifica que o WhatsApp verificou que a conta pertence a uma empresa.

Me certifiquei que não estou caindo em um golpe, e agora?

Se você analisou todos os itens que pontuamos e concluiu que não trata-se de um golpe, então deve ser seguro avançar com o seu empréstimo pelo WhatsApp.

Afinal, como explicamos anteriormente, as financeiras idôneas podem sim entrar em contato para oferecer crédito pelo WhatsApp, e isso facilita muito o processo de atendimento e simulação do seu pedido de empréstimo.

Mas antes de aceitar a proposta, recomendamos que você confirme se a linha de crédito oferecida é a mais adequada para seu perfil.

Os empregados domésticos registrados, por exemplo, têm um empréstimo especial para a categoria, com valores e condições muito melhores do que outras linhas de crédito que são oferecidas pelas financeiras (falaremos mais sobre isso no próximo tópico).

É indispensável também solicitar o Custo Efetivo Total do empréstimo (CET), que detalha todos os valores cobrados e características do crédito que está tomando.

Está tudo certo e você se sente seguro com sua decisão? Então, siga as orientações da empresa para concluir seu pedido de empréstimo!

Precisando de dinheiro? Conheça o empréstimo para empregados domésticos da Simplypag!

Se interessou pelo empréstimo para empregados domésticos? Então, você precisa conhecer a Simplypag!

A Simplypag é especialista em crédito para empregados domésticos registrados e oferece excelentes condições para profissionais que precisam de dinheiro rápido e sem complicação.

Fazendo seu empréstimo conosco, você poderá escolher o valor e prazo de pagamento do seu contrato e ainda usufruir de taxas de juros menores do que outros tipos de crédito.

Se quiser fazer uma simulação de empréstimo e conhecer as vantagens do empréstimo da Simplypag, você pode acessar nosso site ou falar com a gente no WhatsApp.

Sim, a Simplypag também está no WhatsApp! Basta clicar aqui para mandar um “oi” em nosso número e seguir as orientações para fazer sua simulação de empréstimo com total segurança e agilidade.

Similar Posts

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.