Quanto ganha um entregador de aplicativo?
Trabalhar com delivery pode ser uma alternativa interessante e lucrativa. Mas se você está pensando em ingressar neste mercado, uma das primeiras perguntas que deve se fazer é: quanto ganha um entregador de aplicativo?
Essa questão é bem relevante, afinal, entender quais são as possibilidades de faturamento é um dos fatores decisivos para saber se vale a pena trabalhar com entregas.
Neste artigo, vamos entender como é calculado o salário de um entregador de aplicativo, te mostrar como iniciar nesta profissional cheia de potencial e ainda dar dicas para maximizar os seus ganhos. Boa leitura!
Profissão entregador de aplicativo: o que você precisa saber
Os entregadores de aplicativo já desempenhavam um papel fundamental para o comércio e os consumidores brasileiros. Mas, com a pandemia e a maior procura por serviços de entrega, eles se tornaram ainda mais valiosos.
Mas antes de se inscrever em um dos vários aplicativos de delivery existem alguns pontos que você precisa avaliar.
Como se tornar entregador de aplicativo
O processo para trabalhar com aplicativos depende muito da plataforma escolhida. Mas, de forma geral, você vai precisar fazer um cadastro no app e preencher os requisitos da plataforma para começar.
Ter mais de 18 anos, CNH válida (nos casos de entrega por carro ou moto) e apresentar um documento original (normalmente, RG e CPF) é obrigatório em todas as ferramentas de entregas.
Veja as exigências do iFood, Rappi e Uber Eats, alguns dos principais apps de delivery em atuação:
iFood: é necessário fazer o cadastro no aplicativo iFood para Entregadores, que pode ser usado em Android ou IOS. Motociclistas devem ter CNH com categoria A e carros precisam da categoria B. Ciclistas podem apresentar apenas foto do RG.
Rappi: usa o app RappiEntregador, disponível para Android. O parceiro precisa ter CNH se for utilizada uma moto para as entregas.
Uber Eats: além de um cadastro no site, exige que os motoboys tenham a observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) e categoria A na CNH.
Depois de se cadastrar, as plataformas fazem uma validação dos dados e documentação do candidato e retornam com a confirmação.
Você também deve receber alguns materiais de treinamento para aprender a gerenciar a plataforma e cumprir as boas práticas de cada companhia. Depois disso, já pode começar a aceitar pedidos de entregas e receber por elas.
Benefícios e desafios de ser entregador de aplicativo
Cada aplicativo tem seu próprio programa de vantagens e apoio aos entregadores, mas, de forma geral, as principais vantagens de estar nesse setor são:
- Atividade flexível com possibilidade de fazer seu próprio horário;
- É relativamente simples iniciar nas plataformas;
- Oportunidade de renda extra, já que pode ser conciliado com outra ocupação;
- As plataformas costumam ter seguros e programas de proteção para os entregadores;
- Os apps também fazem promoções e ações especiais periodicamente que podem potencializar os ganhos.
Por outro lado, há também alguns pontos de atenção que precisam ser observados:
- Não há vínculo empregatício e o entregador trabalha como autônomo, o que significa que para ter benefícios previdenciários precisa abrir um CNPJ (como MEI, por exemplo);
- Muitos entregadores reclamam que não há suporte suficiente e que as condições de trabalho deixam a desejar;
- Não costuma haver uma remuneração mínima. Os ganhos sempre dependem da quantidade de entregas feitas no dia, do período trabalhado ou da quilometragem percorrida.
Quanto ganha um entregador de aplicativo
Vamos ao que interessa: quanto ganha um entregador de aplicativo?
Bem, como você pode imaginar, não há uma resposta definitiva para isso. Fatores como número de entregas, área de atuação, distância das corridas e até o tipo de veículo utilizado para o trabalho impactam a forma como pagamento é calculado.
Além disso, o lucro vai depender também dos custos ligados à profissão, como manutenção da bicicleta ou gasolina.
Mas, de acordo com relatos de quem já atua no setor repercutidos no Sebrae Responde, em dezembro de 2019, um entregador de aplicativo ganha cerca de R$ 10,00 por hora trabalhada. Isso significa que quem trabalha 40 horas semanais, pode faturar R$ 400,00 por semana, em média.
Porém, vale a pena reforçar que essa é uma estimativa baseada no que os entregadores comentam. Você pode ganhar mais ou menos dependendo dos fatores que apontamos acima e das características de pagamento de cada plataforma.
Bônus: aumentando seu salário como entregador de aplicativo
Agora que você já sabe quanto ganha um entregador de aplicativo, em média, pode estar pensando como alcançar ou até superar esse patamar de faturamento, certo? Se a sua resposta é sim, confira essas dicas para começar acertando:
Escolha os dias e horários de maior movimento
Uma boa forma de começar a ganhar dinheiro como entregador de aplicativo é criar uma rotina de trabalho eficiente. Para isso, a dica é escolher dias e horários com maior fluxo de pedidos.
Considerando que as pessoas tendem a usar mais os aplicativos de delivery nos horários de refeições e, principalmente, nos fins de semana, trabalhar de quarta a domingo e folgar na segunda e na terça pode ser uma boa opção para aumentar o faturamento.
Se posicione estrategicamente
Outra decisão que vai impactar seu salário como entregador é o local onde você estará. O ideal é escolher áreas que tenham restaurantes, lanchonetes, supermercados e outros estabelecimentos que você vai atender.
Melhor ainda se além de ter uma boa oferta de estabelecimentos e consumidores, estiver em uma região com pouca concorrência entre os entregadores.
Cuide de você mesmo e das suas ferramentas
Também é fundamental ter um olhar especial sobre a sua saúde no trabalho e a manutenção das ferramentas que utiliza para fazer as entregas.
Determine seus horários de alimentação e descanso, beba água regularmente e use roupas que o protejam do sol e da chuva. Assim, garante que estará cheio de saúde e energia!
Seu veículo e seu celular também merecem atenção especial. Motos, bicicletas ou carros precisam de manutenção periódica para não te deixarem na mão, e o celular precisa ter um bom plano de internet para que você possa aceitar os pedidos.
Faça um atendimento exemplar
Por fim, faça o possível para oferecer um atendimento cordial, atencioso e, claro, rápido para o consumidor.
A maioria dos aplicativos de entrega trabalham com opção de gorjeta e se você proporcionar uma experiência bacana para o cliente, tem mais chances de receber um adicional por isso.
Gostou de saber quanto ganha um entregador de aplicativo e de conhecer mais sobre a profissão? Conte para gente nos comentários o que achou deste conteúdo e aproveite para seguir o Enconta nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!