O que fazer se o patrão não valoriza o funcionário?
Muita gente já deve ter se sentido desvalorizado no trabalho, pelo menos uma vez na vida. As vezes é difícil mesmo reconhecer atitudes do patrão que indicam que ele não reconhece o empregado que tem.
Por isso, preparamos esse artigo para que você reconheça os sinais de que o seu trabalho não está sendo levado a sério e os sinais de que é hora de partir para um novo emprego.
Mas atenção, é importante observar se tais atitudes estão acontecendo de forma repetida, pois o seu patrão pode estar apenas em um dia ruim.
Boa leitura!
Sinais de que seu patrão não valoriza o seu salário
Não ouvir o funcionário
Quando um funcionário sugere ideias, melhorias ou tenta fazer um alerta sobre algo que o incomoda no trabalho é muito importante que o patrão ao menos escute o trabalhador.
Nenhum patrão é tão bom e poderoso ao ponto de saber de tudo o que se passa com seus funcionários sem ouvir o que eles têm a dizer.
Mas, infelizmente, existem patrões que se fazem de surdos, preferem fingir que não escutou ou sempre fogem quando o trabalhador tenta conversar com ele.
Por isso, repare se seu patrão costuma te evitar, faz pouco caso de suas queixas ou desdenha das suas sugestões, pois isso é um sinal de que ele não te valoriza!
Não delegar atividades
Patrão controlador também é um sinal de alerta, pois isso significa que ele não confia em você o suficiente para deixar que você cuide sozinho de certas atividades.
Um exemplo desse comportamento é quando você trabalha em uma residência e seu patrão não deixa que você receba as correspondências ou acompanhe a troca do botijão de gás, entre outros.
Essa postura te priva de aprender novas tarefas e ganhar autonomia, além disso, bom patrão sabe delegar funções e confiar em seu funcionário e se dispõe a ajudar.
Não reconhecer a qualidade do trabalho
Patrões que acham que os funcionários são como máquinas onde colocam mensalmente uma quantia de moedas para receberem trabalho em troca, são péssimos empregadores e cultivam funcionários são insatisfeitos, estressados e desmotivados.
Portanto, por mais que você se empenhe e entregue além do que foi pedido e seu patrão não reconhece seus feitos e ainda reclama, faça um planejamento e mude de emprego, pois ficar em um emprego que vai contra o que você acredita não será bom pra ninguém.
Mas se você acha que o não reconhecimento do seu patrão é uma fase de estresse dele e crê que é possível resolver a situação, avalie o melhor momento e tente abrir o jogo com o ele antes de qualquer atitude mais radical.
As críticas não são construtivas
Com certeza você já ouviu o termo “crítica construtiva”, correto? Pois bem, uma crítica pode ser considerada boa quando permite você identificar o que precisa ser melhorado, principalmente no trabalho.
Por mais que você se esforce para fazer tudo certo, vez ou outra pode acontecer do seu patrão criticar no bom sentido da palavra, afinal, ele como patrão pode enxergar algo que você não vê.
Nessas horas é importante você não levar para o lado pessoal e observar os sinais: acontece com frequência? seu patrão é rude ao falar? te deixa constrangido? o mesmo acontece com os seus colegas de trabalho ou só com você?
Se a resposta for sim para todas, ou quase todas, as perguntas acima, mais um indício de que seu patrão não valoriza o seu trabalho.
Procure conversar com o ele para esclarecer a situação, exponha todas suas dificuldades e peça ajuda se necessário. Mas se de nada adiantar, é preciso reavaliar a opção de procurar outro emprego.
Sinais de que é a hora de procurar outro emprego
Por falar em procurar outro emprego, nem sempre é fácil reconhecer o momento em que você deve fazer isso.
Além dos sinais que falei acima, destacamos outras atitudes que mostram que está na hora de procurar uma nova colocação.
Leia e reflita se algo se encaixa com a sua situação atual.
Você perdeu a admiração ou o respeito pelo chefe
Um dos sinais de que é hora de mudar de emprego é quando se perde a admiração ou o respeito pelo chefe.
Pois uma vez que o empregador te disser ou exigir algo não surtirá efeito em você e no seu trabalho, fazendo com que a relação tenha atritos constantes, além da queda na produtividade.
A empresa atrasa pagamento de salário frequentemente
Se a empresa estiver passando por uma crise e, uma vez na vida atrasar o pagamento, tudo bem, mas se esse é um problema constante, pule desse barco antes que afunde.
Afinal, você tem contas para pagar que não toleram atrasos, além de não ser uma postura justa com o seu trabalho.
Você não tem vontade de trabalhar
Você termina o seu dia de trabalho praticamente se arrastando? Sente um alívio na hora de voltar para casa? Ou até mesmo aquela tristeza fora do normal no domingo a noite?
Se isso acontece praticamente todos os dias durante semanas ou meses, não se iluda, esse também é um forte indício de que a hora de fechar esse ciclo chegou.
Artigos relacionados
- Como faço para conseguir um aumento? Veja 7 dicas!
- O que fazer para controlar a raiva no trabalho?
- Como faço para conseguir um emprego?
E você, se sente desvalorizado no seu trabalho? Reconheceu algum dos sinais de que é hora de partir para novos ares? Conhece alguém que esteja passando por isso? Então não deixe de compartilhar esse artigo.
Para mais dicas sobre trabalho, continue acompanhado o nosso blog e nossas redes sociais Facebook e Instagram.
Conta pra gente o que mais você gostaria de ler aqui no blog, sua opinião é muito importante pra gente!
Até a próxima!